vamos lá testar...
INTRODUÇÃO
Na minha casa controlamos os consumos e fomentamos cada vez mais a eficiência energética!
Como?
.A energia consumida de forma descontrolada é hoje em dia um dos grandes problemas da humanidade. Apesar de haver meios tecnológicos de reduzir e de evitar e reduzir estes problemas continuamos a assistir a um desperdício exagerado dos nossos recursos vitais.
Com pequenas atitudes podemos evitar o aumento da factura energética que todos nós estamos a pagar no presente e irão pagar no futuro a gerações vindouras.
A utilização de consumo de energia eléctrica nas horas de vazio é um dos meios mais eficazes de redução de consumo energético, bastando para isso recorrer a um contrato com o nosso fornecedor de energia eléctrica habitual promovendo para que os consumos de grande significado, como por exemplo a lavagem de roupa se realize durante a noite.
A utilização de lâmpadas economizadoras para iluminar as nossas habitações diminui de forma significativa os consumos energéticos gastos com a iluminação ambiente reduzido-os para um quarto do que seria normal utilizando as lâmpadas incandescentes de elevado consumo.
A escolha de equipamentos eléctricos tais como o frigorifico o ar condicionado com coeficientes energéticos de classes mais elevadas – A - por exemplo contribui de forma significativa para a diminuição dos consumos.
Já para não falar do consumo de águas, bastando por exemplo regular o autoclismo das nossas casa de banho para consumos mais baixo em cada descarga.
Instituir como regra que desliguemos sempre que não utilizados todos os equipamentos eléctricos tais como a televisão os leitores de vídeos e de DVDs, os telefones , os computadores, as impressoras, enfim todos os electrodomésticos que mesmo em situação de Stand By têm consumo eléctrico.
Ao adquirirmos equipamentos que fazem parte do nosso quotidiano e que já os consideramos indispensáveis, ter em consideração os níveis de eficiência de cada um.
A utilização optimizada dos meios de transporte quando nos deslocamos para o emprego é um dos pontos a discutir num futuro não muito longínquo
CONCLUSÃO
Todas estas considerações dependem fundamentalmente de uma educação cultural das nossas sociedades tendo em vista a reorganização social promovendo a mudança de hábitos enraizados ao longo de gerações, que mantemos diariamente.
A poupança energética custa a todos e principalmente custa ao nosso planeta cujos recursos infelizmente são escassos e que foram sempre considerados como inesgotáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário